Foi na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla  que aconteceu o primeiro encontro da Educação Especial da SRE - Pará de Minas. Os encontros ocorreram nas manhãs dos dias 20 e 21 de agosto.

As Analistas Educacionais Élida e Sandra, responsáveis pelo assunto em nossa Regional, convidaram Diretores Escolares, Especialistas da Educação e profissionais da Educação Especial (Professores AEE e de Apoio à CLTA) das escolas estaduais de Pará de Minas e região. Também convidaram as Secretarias Municipais de Educação de Pará de Minas, Florestal, Igaratinga, Leandro Ferreira, Onça de Pitangui, Pequi, São José da Varginha e APAE’s existentes nesses municípios.

Não obstante a brevidade dos encontros – 3 horas cada – Sandra e Élida aproveitaram cada minuto, oferecendo capacitação de qualidade: estudo da legislação, diferenciação de Educação Inclusiva e Educação Especial, público alvo da Educação Especial, recursos de acessibilidade, atribuições dos profissionais da área, entre outros assuntos. Enfatizaram a importância da integração entre escola, família e outros setores, como da Saúde e Assistência social.

Flávia Borges, Diretora Educacional da SRE – Pará de Minas, iniciou os encontros dando boas vindas e ressaltando a responsabilidade dos servidores públicos em cumprirem o previsto na legislação, sob pena de negligência de direitos de crianças e jovens (“a legislação, sem ação, é letra morta”).

No fechamento dos encontros, a Analista Educacional do Setor Pedagógico, Marilania Macedo, reavivou a alegria dos participantes contando bela história que nos fala de empatia e felicidade, promovendo reflexão sobre a importância que servidores e alunos possuem.

Parabéns a todos que participaram dos encontros, especialmente àqueles que, interessados no conhecimento e no aperfeiçoamento do trabalho, se desdobraram para se fazerem presentes!

    

   

 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Pará de Minas

Av. Presidente Vargas, 1231 - Senador Valadares

Pará de Minas - MG

Cep: 35.661-000