O tema organização social e política do município foi abordado, nas aulas de Geografia, com os alunos do quarto ano da Escola Estadual Clóvis Salgado. Em uma das aulas, foi possível distinguir as diferentes atribuições de vereadores (o poder legislativo) e do prefeito e do vice-prefeito (o poder executivo).

Como estratégia pedagógica, para ampliar o conhecimento de sua própria comunidade e a noção do que é um bem coletivo, os alunos foram estimulados a formular questionamentos para vereadores e prefeito de Pará de Minas. Nesses questionamentos, as crianças mostraram o desejo de verem resolvidos problemas de sua rua, seu bairro e até mesmo no seu trajeto de casa até a escola. Em várias perguntas foi possível perceber a preocupação dos alunos com o atual momento político brasileiro: impeachment, crise econômica, corrupção e desemprego.

Após esse momento de questionamento, os alunos foram informados de que teriam a oportunidade de realizar as perguntas diretamente ao prefeito e aos vereadores da cidade, se desejassem. As professoras do quarto ano convidaram o prefeito Antônio Júlio de Faria e o vereador Rodrigo Varela para participarem de um debate na escola. Eles mostraram-se bastante interessados e animados com a possibilidade de serem sabatinados pelos alunos da Escola Estadual Clóvis Salgado.

No dia 20 de maio, sexta-feira, o prefeito Antônio Júlio e seu vice, Geraldinho Cuíca, visitaram a escola e participaram de um bate-papo com os alunos. Primeiramente, o prefeito falou de seu trabalho, detalhou suas atribuições e falou de seu amor pela política, desde a adolescência. Em seguida, ele e o vice, responderam várias perguntas e dúvidas dos alunos. Durante o encontro, prefeito e vice-prefeito foram unanimes ao dizer que estavam encantados com as perguntas formuladas pelas crianças, que refletiam grande engajamento político, mesmo com tão pouca idade.

Na semana seguinte, os alunos visitaram a Câmara Municipal, a convite do vereador Rodrigo Varela e da assessora de comunicação Mary Greco. Os alunos puderam conhecer as instalações da câmara e vivenciar a rotina de uma reunião de vereadores, que foi simulada com a participação dos alunos que se transformaram em vereadores por um dia.

Nessa reunião com alunos-vereadores, foi possível apresentar na câmara uma reivindicação dos alunos – a construção  de uma praça iluminada, com pista para caminhada e academia ao ar livre, num espaço onde hoje está situada a Gruta Nossa Senhora de Fátima, construída numa iniciativa espontânea dos moradores da vizinhança local.

Os dois momentos foram muito significativos para os alunos que puderam ouvir dos próprios políticos municipais, quais são suas atribuições e suas principais dificuldades. Puderam estabelecer um contato mais próximo com as autoridades do município, as quais só conheciam pela mídia local e perceber que os políticos são cidadãos comuns, com desejo de atuar de maneira positiva na comunidade em que vivem, melhorando condições de vida da população. Também puderam compreender que, além dos políticos, cada cidadão é peça fundamental na melhoria das condições do município, pois cada um deve reivindicar obras, apontar soluções e cobrar de seus representantes, fiscalizando-os e decidindo se lhes darão o direito de trabalhar pela comunidade nas próximas eleições.

Texto: Jeanne Zulmira Menezes de Almeida

Superintendência Regional de Ensino de Pará de Minas