As Analistas Educacionais do Setor Pedagógico - Marilania Macedo e Dayse Tanure - convidaram estudantes Representantes das escolas estaduais de Pará de Minas e distritos para uma reunião, em 11 de setembro de 2019, no auditório da SRE. Na data e local marcados estiveram presentes, além dos Representantes das escolas, servidores municipais das Secretarias de Educação e de Saúde de Pará de Minas.

Os jovens Representantes estavam acompanhados de um servidor da escola em que estudam.

Marilania Macedo iniciou a reunião, recepcionando calorosamente a todos, com a música "Você é Especial". Após, fez reflexões acerca do cargo que os alunos estão exercendo, como Representantes da Turma e da Escola onde estudam: "é uma função muito importante, pois é o início de um exercício de poder". Falou também sobre as qualidades de líder e da importância que os estudantes possuem, tanto para a Educação quanto para a sociedade. Foram realizadas atividades e dinâmicas ressaltando valores e virtudes necessários a todas as pessoas, para uma boa convivência.

Dayse Tanure, membro do Comitê Municipal de Combate à Dengue, solicitou a parceria da Secretaria Municipal de Saúde. Os profissionais da Vigilância em Saúde Rogério Marinho, Silvana de Fátima e Adaílton Antônio realizaram um ótimo trabalho com os participantes. Rogério explanou sobre as doenças que são causadas  por vírus e transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (dengue, zika e chikungunya), sobre o ciclo do mosquito e ressaltou a importância das ações de combate e prevenção, principalmente nesta época do ano. Logo após, os Representantes das escolas se reuniram em grupos para debaterem e sugerirem ações de conscientização sobre o assunto. Ao final, os grupos apresentaram criativas e inovadoras ações de conscientização, pensadas coletivamente.

Parabéns aos jovens estudantes, por terem aceito a função de Representantes da Escola e a exercerem com responsabilidade e alegria!

Superintendência Regional de Ensino de Pará de Minas

Av. Presidente Vargas, 1231 - Senador Valadares