Serviço de Inspeção escolar

O Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais através da Resolução nº 457 – Inspeção, define a inspeção como “o processo pelo qual a administração do ensino assegura a comunicação entre os órgãos centrais, os regionais e as unidades de ensino, tendo em vista a melhoria da educação.

Organização do trabalho:

  • Realiza plantões ordinários, na Sede da SRE, para estudos e atendimento de demandas dos setores e plantões extraordinários, quando necessárioI;
  • Visitas regulares às escolas: individual para o trabalho de rotina ou em conjunto com o analista e/ou técnico dos setores;
  • Formação de comissão de trabalho para atender aos casos de Inspeção Especial: de instrução de processos, regularização de vida escolar, autenticidade de documentação, verificação “in loco” para criação, autorização de escola; sindicâncias, inquéritos e outras ações que se fizerem necessárias;
  • Comunicação Permanente: entre os inspetores e direção da SRE; inspetores e coordenação do Serviço de Inspeção; inspetores e setores da SRE; inspetores e escolas; inspetores e comunidade escolar;
  • Acompanhamento Pedagógico Integrado: atividades desenvolvidas juntamente com a equipe da Diretoria Educacional (DIVEP/DIVAE) voltadas para questões especificamente pedagógicas.

Equipe de trabalho:

Coordenadora:  Joana D’arc Lino de Barros Campos 

Contatos:

Telefone: (37) 3231-0508
E-mail:  sre.paraminas.inspecao@educacao.mg.gov.br